Filmes de caubóis: um guia para o gênero favorito da América
Os filmes de cowboy, também conhecidos como faroestes, são um dos gêneros mais duradouros e influentes do cinema americano. Eles retratam histórias de aventura, romance, violência, justiça e heroísmo ambientados na fronteira americana, geralmente apresentando cowboys, bandidos, índios, xerifes, colonos e outros personagens icônicos. Os filmes de caubóis cativam o público há mais de um século, refletindo a história, a cultura, os valores, os mitos e os sonhos dos Estados Unidos.
cowboy movies
Download File: https://taharvrioru.blogspot.com/?cq=2vOD1i
Mas o que faz um bom filme de cowboy? Como esse gênero se originou e evoluiu ao longo do tempo? Quais são alguns dos melhores exemplos e subgêneros de filmes de cowboy? E qual é o estado dos filmes de cowboy hoje? Neste artigo, responderemos a essas perguntas e muito mais, fornecendo uma visão abrangente desse gênero fascinante.
A origem dos filmes de cowboy
O gênero faroeste tem suas raízes na literatura, especialmente em romances populares e revistas populares que popularizaram histórias da vida na fronteira no final do século XIX e início do século XX. Autores como Zane Grey, Owen Wister, Bret Harte, Mark Twain, Jack London, Louis L'Amour e outros criaram personagens e tramas memoráveis que inspiraram muitos cineastas.
O primeiro filme de cowboy é geralmente considerado O grande roubo de trem (1903), dirigido por Edwin S. Porter. Este filme mudo de 12 minutos apresentou um assalto ousado, uma cena de perseguição, um tiroteio e uma famosa cena de um bandido disparando sua arma para a câmera. Foi um enorme sucesso e estabeleceu muitas das convenções e alegorias do gênero.
Outros primeiros filmes de cowboy incluem o homem squaw (1914), dirigido por Cecil B. DeMille; A carroça coberta (1923), dirigido por James Cruze; o cavalo de ferro (1924), dirigido por John Ford; A Grande Trilha (1930), estrelado por John Wayne; cimarrão (1931), que ganhou o Oscar de Melhor Filme; Diligência (1939), também estrelado por John Wayne; Destry cavalga novamente (1939), estrelado por James Stewart e Marlene Dietrich; e Meio dia (1952), estrelado por Gary Cooper e Grace Kelly.
Os filmes de cowboy evoluíram com o tempo e se adaptaram às mudanças de público e tecnologias. Eles exploraram diferentes temas e subgêneros, como musicais, comédias, épicos, biografias, romances e dramas. Eles também incorporaram elementos de outros gêneros, como noir, terror, ficção científica e fantasia. Algumas das principais características e subgêneros dos filmes de cowboy são:
faroeste clássico: São os filmes tradicionais de cowboys que seguem as convenções do gênero, como o conflito herói versus vilão, cenário de fronteira, código moral, tiroteio, perseguição de cavalos, saloon, roubo de trem, movimentação de gado, ataque de índio e assim por diante. Exemplos incluem Os pesquisadores (1956), Shane (1953), Os Sete Magníficos (1960), O bom, o Mau e o Feio (1966), e Butch Cassidy e o Sundance Kid (1969).
faroeste revisionista: são filmes de cowboys que desafiam ou subvertem as convenções do gênero, geralmente retratando uma visão mais realista, complexa ou crítica da vida na fronteira, dos personagens, da história e da moralidade. Exemplos incluem O grupo selvagem (1969), pequeno grande homem (1970), O fora da lei Josey Wales (1976), danças com lobos (1990), imperdoável (1992), e Brokeback Mountain (2005).
faroeste espaguete: são filmes de cowboys feitos por cineastas italianos ou europeus, geralmente com orçamentos baixos, visuais estilizados, ação violenta, heróis cínicos e música icônica. Exemplos incluem Um Punhado de Dólares (1964), Por mais alguns dólares (1965), O bom, o Mau e o Feio (1966), Era uma vez no Oeste (1968) e Django (1966).
faroeste contemporâneo: são filmes de cowboy ambientados nos tempos modernos ou na história recente, muitas vezes lidando com questões e tendências sociais e políticas atuais. Exemplos incluem Onde os Fracos Não Tem Vez (2007), Inferno ou água alta (2016), O Regresso (2015), Os oito odiados (2015), e A balada de Buster Scruggs (2018).
Westerns de gênero cruzado: são filmes de cowboy que combinam elementos de outros gêneros, como noir, horror, ficção científica, fantasia, comédia, musical ou animação. Exemplos incluem rango (2011), Cowboys e Alienígenas (2011), O Cavaleiro Solitário (2013), Bone Tomahawk (2015), e Os Irmãos Irmãos (2018).
A era de ouro dos filmes de cowboy
O auge da produção e popularidade do filme de cowboy foi nas décadas de 1940 e 1950, quando centenas de filmes eram feitos todos os anos por grandes estúdios e produtores independentes. Esta era é frequentemente considerada a era de ouro dos filmes de cowboy, pois produziu algumas das estrelas, diretores e filmes mais famosos do gênero.
Algumas das estrelas de cinema cowboy mais famosas desta época foram John Wayne, James Stewart, Henry Fonda, Gary Cooper, Clint Eastwood, Kirk Douglas, Burt Lancaster, Gregory Peck, Randolph Scott, Joel McCrea, Glenn Ford e Audie Murphy. Eles retrataram vários tipos de heróis cowboys, como o solitário robusto, o herói relutante, o homem da lei honrado, o bandido carismático, o pistoleiro envelhecido e o guerreiro nobre.
Alguns dos diretores de filmes de cowboys mais famosos dessa época foram John Ford, Howard Hawks, Anthony Mann, Sergio Leone, Sam Peckinpah, George Stevens, Fred Zinnemann e John Sturges. Eles criaram estilos e visões distintas do gênero faroeste, variando de paisagens épicas e dramas históricos a thrillers psicológicos e ação violenta.
Alguns dos filmes de cowboy mais icônicos e aclamados dessa época foram Os pesquisadores (1956), dirigido por John Ford e estrelado por John Wayne; Meio dia (1952), dirigido por Fred Zinnemann e estrelado por Gary Cooper; O homem que atirou em Liberty Valance (1962), dirigido por John Ford e estrelado por John Wayne e James Stewart; Shane (1953), dirigido por George Stevens e estrelado por Alan Ladd; Os Sete Magníficos (1960), dirigido por John Sturges e estrelado por Yul Brynner, Steve McQueen, Charles Bronson e outros; O bom, o Mau e o Feio (1966), dirigido por Sergio Leone e estrelado por Clint Eastwood, Lee Van Cleef e Eli Wallach; O grupo selvagem (1969), dirigido por Sam Peckinpah e estrelado por William Holden, Ernest Borgnine, Robert Ryan e outros; e Rio Vermelho (1948), dirigido por Howard Hawks e estrelado por John Wayne e Montgomery Clift.
O declínio e renascimento dos filmes de cowboy
Nas décadas de 1960 e 1970, a popularidade e a qualidade dos filmes de cowboy diminuíram devido a vários fatores, como a ascensão da televisão, a competição de outros gêneros, a mudança de gostos e expectativas do público, a turbulência social e política da época e o envelhecimento ou morte de muitas estrelas e diretores. Os filmes de caubói tornaram-se menos lucrativos e menos respeitados pela crítica e pelo público.
No entanto, alguns cineastas continuaram a fazer filmes de cowboy inovadores e influentes que reinventaram o gênero de várias maneiras. Alguns deles eram cineastas estrangeiros ou independentes que trouxeram novas perspectivas e técnicas para o gênero western. Alguns exemplos são:
Sérgio Leone: O diretor italiano que criou o subgênero spaghetti western com sua "Trilogia dos dólares", estrelada por Clint Eastwood (Um Punhado de Dólares, Por mais alguns dólares, O bom, o Mau e o Feio) e sua obra-prima épica Era uma vez no Oeste (1968), estrelado por Henry Fonda, Charles Bronson, Claudia Cardinale e Jason Robards.
Sam Peckinpah: O diretor americano que ultrapassou os limites da violência e do realismo nos filmes de cowboy com seus filmes como O grupo selvagem (1969), P em Garrett e Billy the Kid (1973), A fuga (1972), e Traga-me a Cabeça de Alfredo Garcia (1974).
Clint Eastwood: O ator e diretor americano que estrelou vários filmes de cowboy e dirigiu alguns de sua autoria, como Vagabundo das Planícies Altas (1973), O fora da lei Josey Wales (1976), Cavaleiro pálido (1985), e imperdoável (1992), que ganhou o Oscar de Melhor Filme.
Robert Altman: O diretor americano que fez filmes de cowboy não convencionais e experimentais, como MASH (1970), McCabe e Sra. Miller (1971), Brewster McCloud (1970), e Buffalo Bill e os índios, ou a lição de história de Sitting Bull (1976).
Sérgio Corbucci: O diretor italiano que fez alguns dos mais violentos e sombrios westerns spaghetti, como Django (1966), o grande silêncio (1968), O mercenário (1968) e Companheiros (1970).
Akira Kurosawa: O diretor japonês que influenciou muitos cineastas de cowboys com seus filmes de samurai, como Rashomon (1950), Sete Samurais (1954), A Fortaleza Oculta (1958) e Yojimbo (1961).
Os filmes de cowboy voltaram nas décadas de 1980 e 1990 com novos temas e perspectivas, como feminismo, multiculturalismo, ambientalismo, revisionismo e pós-modernismo. Alguns exemplos são:
prateado: Um filme de 1985 dirigido por Lawrence Kasdan e estrelado por Kevin Kline, Scott Glenn, Kevin Costner, Danny Glover e outros. É uma homenagem aos faroestes clássicos com um toque moderno.
danças com lobos: Um filme de 1990 dirigido e estrelado por Kevin Costner. É um épico histórico que retrata a vida de um soldado da União que faz amizade com uma tribo de índios Lakota e aprende sua cultura.
Lápide: Um filme de 1993 dirigido por George P. Cosmatos e estrelado por Kurt Russell, Val Kilmer, Sam Elliott, Bill Paxton e outros. É um drama biográfico que retrata os eventos do Gunfight no O.K. Corral e o passeio Earp Vendetta.
O rápido e o morto: Um filme de 1995 dirigido por Sam Raimi e estrelado por Sharon Stone, Gene Hackman, Russell Crowe, Leonardo DiCaprio e outros. É um thriller de ação estilizado que apresenta uma pistoleira que entra em um torneio mortal.
Estrela Solitária: Um filme de 1996 dirigido por John Sayles e estrelado por Chris Cooper, Elizabeth Peña, Kris Kristofferson, Matthew McConaughey e outros. É um drama misterioso que explora a história e a identidade de uma cidade fronteiriça do Texas.
O estado moderno dos filmes de cowboy
Os filmes contemporâneos de cowboys refletem questões e tendências sociais e políticas atuais, como globalização, imigração, terrorismo, racismo, sexismo, corrupção, violência e identidade. Eles também usam novas tecnologias e técnicas, como cinematografia digital, imagens geradas por computador, narrativa não linear e metaficção. Alguns exemplos são:
Onde os Fracos Não Tem Vez: Um filme de 2007 dirigido pelos irmãos Coen e estrelado por Tommy Lee Jones, Javier Bardem, Josh Brolin e outros. É um thriller neo-noir que segue um homem que encontra uma mala cheia de dinheiro e é perseguido por um assassino implacável.
Haverá sangue: Um filme de 2007 dirigido por Paul Thomas Anderson e estrelado por Daniel Day-Lewis e Paul Dano. É um drama histórico que retrata a ascensão e queda de um magnata do petróleo no início do século XX.
Coragem verdadeira: Um filme de 2010 dirigido pelos irmãos Coen e estrelado por Jeff Bridges, Hailee Steinfeld, Matt Damon e outros. É um remake do filme de mesmo nome de 1969, baseado no romance de Charles Portis. É uma história de vingança que segue uma jovem que contrata um marechal grisalho para rastrear o assassino de seu pai.
Django Livre: Um filme de 2012 dirigido por Quentin Tarantino e estrelado por Jamie Foxx, Christoph Waltz, Leonardo DiCaprio, Kerry Washington e outros. É uma homenagem ao faroeste espaguete que segue um escravo liberto que se torna um caçador de recompensas e resgata sua esposa de um fazendeiro.
O Regresso: Um filme de 2015 dirigido por Alejandro G. Iñárritu e estrelado por Leonardo DiCaprio e Tom Hardy. É um drama de sobrevivência que segue um caçador de peles que é atacado por um urso e deixado para morrer por seus companheiros.
Conclusão
Os filmes de cowboy são mais do que apenas entretenimento. Eles são um reflexo da história, cultura, valores, mitos e sonhos da América. Eles moldaram e foram moldados pelos tempos e contextos em mudança. Eles criaram alguns dos personagens, histórias, imagens e sons mais memoráveis da história do cinema.Eles influenciaram e foram influenciados por outros gêneros e mídias.
Os filmes de cowboy não estão mortos. Eles estão vivos e bem, evoluindo e inovando com novos temas e perspectivas. Eles ainda são relevantes e atraentes para o público moderno, que pode encontrar algo para se divertir e aprender com eles.
Se você gosta de filmes de cowboy ou quer aprender mais sobre eles, aqui estão algumas recomendações para ler ou assistir:
O Leitor Ocidental: Um livro editado por Jim Kitses e Gregg Rickman que fornece uma visão abrangente do gênero faroeste na literatura e no cinema.
Westerns: fazendo o homem na ficção e no cinema: Um livro de Lee Clark Mitchell que analisa a representação da masculinidade nos faroestes.
Imperdoável: A Criação de um Clássico: Um documentário de Richard Schickel que explora a produção e o impacto da obra-prima de Clint Eastwood.
Era uma vez no oeste: filmando uma obra-prima: Um livro de Christopher Frayling que detalha a criação e o legado do épico de Sergio Leone.
O oeste americano no cinema: abordagens críticas ao faroeste: Um livro de Jon Tuska que examina as implicações sociais e políticas dos faroestes.
perguntas frequentes
Qual é a diferença entre um filme de cowboy e um filme de faroeste?
Um filme de cowboy é um tipo de filme de faroeste que se concentra em cowboys como personagens principais. Um filme de faroeste é um termo mais amplo que abrange qualquer filme ambientado na fronteira americana ou inspirado por seus temas e estética.
O que é um spaghetti western?
Um spaghetti western é um subgênero de filmes de faroeste feitos por cineastas italianos ou europeus, geralmente com orçamentos baixos, visuais estilizados, ação violenta, heróis cínicos e música icônica.
Quem é considerado o maior ator de filmes de cowboy de todos os tempos?
Esta é uma questão subjetiva que depende de critérios e preferências pessoais.No entanto, alguns dos atores de filmes de cowboy mais populares e aclamados são John Wayne, Clint Eastwood, James Stewart, Gary Cooper, Henry Fonda, Kirk Douglas, Burt Lancaster e Gregory Peck.
Qual é o filme de cowboy de maior bilheteria já feito?
De acordo com o Box Office Mojo, o filme de cowboy de maior bilheteria já feito é Django Livre (2012), dirigido por Quentin Tarantino e estrelado por Jamie Foxx, Christoph Waltz, Leonardo DiCaprio, Kerry Washington e outros. Ele arrecadou mais de $ 425 milhões em todo o mundo.
Qual é a melhor maneira de assistir a filmes de cowboy?
A melhor maneira de assistir a filmes de cowboy é encontrar um local confortável e tranquilo, de preferência com uma tela grande e um bom sistema de som. Você também pode assisti-los com amigos ou familiares que compartilham seu interesse e apreço pelo gênero. Você também pode ler resenhas, artigos, livros ou blogs que fornecem mais informações e insights sobre os filmes que você assiste.
Espero que tenha gostado deste artigo sobre filmes de cowboy. Se você tiver alguma dúvida ou comentário, entre em contato. Obrigado por ler! 0517a86e26
Comments